Bairro da Liberdade


Ir para Conteúdo

Menu Principal:


História

História

História

O início


As primeiras casas surgem no inícuio do Século XX, mas o Bairro da Liberdade desenvolve-se após a primeira Grande Guerra (1914/1918) com a afluência de gentes da província, á semelhança de outros bairros degradados. Logo se seguem outros núcleos de habitações rudimentares nas imediações da estação do caminho-de-ferro, na Rabicha, no Tarujo e em Santana, junto à ribeira, nos anos 20 e 30.

Por volta de 1920, altura em que se ligou ao Bairro dos Arcos, um pouco mais antigo, o bairro começa expandir-se.

Conta-se que dois indivíduos, um tal Ferro e outro, começaram a vender terrenos a preços convidativos, e quando se descobriu que os terrenos eram do município já eles tinham abalado para o Brasil.

A designação Bairro da Liberdade deveu-se ao republicano Carlos Rodrigues dos Santos, o "Carlos da Parteira", que de acordo com a memória local baptizou as primeiras crianças que ali nasceram com os nomes de Libertino e Libertina.

Durante a 1ª Républica, o Bairro da Liberdade foi palco de grande agitação, com a greve dos ferroviários na estação de Campolide em Janeiro de 1911, em luta pelas 8 horas de trabalho, e que culminaria com o governo a mandar ocupar militarmente a estação do Rossio. Outras greves importantes dos ferroviários se seguiram em 1914 e 1917.

Em 7 de Outubro de 1911, presos monárquicos do Norte chegam a Lisboa, à estação de Campolide, e organiza-se uma forca caudina (emboscada), apoiada pelo jornal "Mundo" de França Borges e criticada pelo intransigente de Machado Santos.

A partir dos anos 20 o bairro cresce ao longo da linha dos caminhos de ferro e começa a ganhar a forma que manteve até o inicio dos anos 90, a Rua B, a Rua C, a Calçada da Estação, o Bairro dos Arcos, o Casal do Sola (nos séculos XVIII e XIX, considerado um pedaço de Sintra em Lisboa, pela sua natureza e calma arborifera) e a Rua A rápidamente se povoam.




Calçada da Estação no inicio do Século XX

Calçada da Estação no inicio do Século XX

Aqueduto das Águas Livres

Aqueduto

Aqueduto das Águas Livres

Estação de Campolide

Estação de Campolide

Estação de Campolide

Home Page | História | Fotos e Videos | Figuras do Bairro | Localização | Campolide | Bairros | Links | Mapa do Sítio Web (website)


Sub-Menu:


Copyright © 2008-2010 - Todos os direitos reservados - Propriedade : Manuel Rafael P. C. Lopes | geral@bairrodaliberdade.com

Retroceder ao Conteúdo | Retroceder ao Menu Principal